quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Vinícola Araucária faz festa da colheita

Momento em que os convidados participavam da colheita 

 Da esquerda para direita os sócios, Pedro Gallina, Marcos Vian, Adolar Adur, Renato Adur e Anderson Schimitz

A Vinícola Araucária, de São José dos Pinhais, promoveu no último sábado (22/02) a sua primeira vindima para comemorar a boa safra de uvas viníferas.  Trinta pessoas, entre elas o apresentador Ratinho, o ex-procurador-geral do Estado Sérgio Botto de Lacerda e o cartorário João Lazarotto, participaram da festa que contou com a animação da banda de chorinho do cavaquinista curitibano Julião Boêmio.

Cada convidado colheu perto de dois quilos de uva cabernet franc. Em seguida, houve a pisa da uva numa tina. Durante a festa, os convidados conheceram os modernos processos de elaboração de vinhos finos da Vinícola Araucária, desde a colheita até o engarrafamento, com explicações dos engenheiros agrônomos Pedro Gallina e Adolar Adur, e dos enólogos Marcos Vian e Anderson Schmitz.

Numa área de quatro hectares, a Vinícola Araucária cultiva sete variedades de uvas europeias: as franceses Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Pinot Noir e Viognier, e as italianas Nebbiolo e Teroldego. Só a Cabernet Franc proporcionou neste ano uma safra de 3,5 toneladas, o que vai render cerca de 3,5 mil garrafas de vinho.

Dispondo de tecnologia de ponta, a Araucária elabora o espumante brut Poty e o vinho tinto Angustifólia. E começa a preparar o lançamento de um espumante demi-sec também da marca Poty.

A Vinícola Araucária tem como sócios o empresário Renato Adur, os engenheiros agrônomos Adolar Adur e Pedro Gallina, os enólogos Anderson Schmitz e Marcos Vian, o arquiteto Enio Perin e os comerciantes Cesar Henrique de Oliveira e Erivaldo Costa de Oliveira.